Ponto de ancoragem, tudo o que você precisa saber sobre!

Ponto de ancoragem é um equipamento muito importante porque permite a elevação de cargas e pessoas com segurança, sendo essencial para pessoas que realizam trabalhos em altura.

O que é um ponto de ancoragem?

Um ponto de ancoragem é um dispositivo designado a ancorar cargas, isso é, sustentar a elevação de cargas. Essa carga pode ser de pessoas, máquinas, equipamentos, etc.

Um ponto de ancoragem é constituídos por material resistente, protegido contra corrosão e que não provoquem desgaste. A maioria dos pontos de ancoragem são constituídos de aço inoxidável.

De modo geral, um ponto é um estrutura alicerçadas nas estruturas de edifícios, de forma estratégica, de forma a permitir que cordas e cabos sejam acopladas servindo de sustentação para equipamentos como:

    • Linha de vida;
    • Escada de marinheiro;
    • Balancins;
    • Elevadores móveis;
    • Andaimes;
    • Cadeiras suspensas, etc.
Ponto de ancoragem em pontalete para Linha de Vida
Ponto de ancoragem em pontalete para Linha de Vida

Quais são os componentes de um ponto de ancoragem?

Alguns componentes comumente utilização na instalação de um ponto de ancoragem, são:

    • Olhal de carga;
    • Parabolt (que pode ser químico ou mecânico);
    • Barras roscadas;
    • Porcas e contra-porcas;
    • Dinamômetro de teste de carga;
    • Cordas de acesso.

Como deve ser o ponto de ancoragem?

Um ponto de ancoragem deve atender a uma série de requisitos para estar em plena conformidade. Entre esses itens temos:

    • Dispostos a atender todo o todo o perímetro da edificação quando instalados para manutenção da fachada predial;
    • Suportar uma carga pontual de 1.500 kgf em caso de aplicação de linha de vida;
    • Ter sua especificação técnica apresentada no projeto de ancoragem;
    • Ser resistente às condições a que é exposto conforme cada caso (intempéries, chuvas, sol, neve, altas/baixas temperatura, etc.).

Cálculo do ponto de ancoragem

Pela existência de diferentes métodos de fixação dos pontos de ancoragem, tipos de edifícios e de operações, é necessária um cálculo para determinar como deve ser o ponto de ancoragem. Como resultado desse cálculo, é formado um projeto indicando os métodos e equipamentos adequados para o desenvolvimento do empreendimento.

Antes de realizar o cálculo, o engenheiro precisa realizar uma vistoria técnica do local de instalação para conhecer o local em que o ponto de ancoragem será instalado. Isso é importante para determinar o melhor tipo de ponto de ancoragem. Por exemplo, edifícios de concreto possuem sistema de fixação diferente de edifícios em estrutura metálica.

O cálculo do ponto de ancoragem também leva em consideração o layout, isso é, o desenho de arranjo para garantir que os pontos de ancoragem sejam distribuídos a fim de atender todo o perímetro da edificação, ou da melhor forma conforme a finalidade de cada instalação.

A imagem seguinte apresenta um estudo para alocação de ponto de ancoragem.

Exemplo de estudo de ponto de ancoragem para Linha de Vida
Exemplo de estudo de ponto de ancoragem para Linha de Vida

Como é realizado o teste de carga do ponto de ancoragem?

O ponto de ancoragem varia conforme a construção do edifício seja de concreto ou de estrutura metálica. Essa é uma informação importante para o engenheiro responsável pelo cálculo do ponto de ancoragem.

O procedimento de teste de carga, de modo resumido, é realizado aplicando-se uma carga de teste crescente no ponto de ancoragem e verificando-se a consistência da estabilidade, resistência e ausências de trincas e deformações até a carga limite.

Em caso de identificação de qualquer anomalia durante a aplicação da carga, o ponto de ancoragem é reprovado no teste.

Registro fotográfico de teste de carga em ponto de ancoragem
Registro fotográfico de teste de carga em ponto de ancoragem

Inspeção periódica do ponto de ancoragem

Conforme a legislação atual, um ponto de ancoragem deve ser submetidos à inspeção a cada 12 meses. Isso é importante para a garantia de qualidade e segurança do equipamento.

Além disso, essa periodicidade de 12 meses é importante porque tanto a ART como a garantia do ponto de ancoragem são válidas por 12 meses. Assim, a cada 12 meses a ART e a garantia do equipamento são renovadas por mais 12 meses por meio de teste de carga.

Assim como na instalação inicial, após a inspeção periódica, a empresa responsável também deve fornecer um laudo técnico da instalação junto a emissão da respectiva ART.

A IESAB Engenharia de Elevação fornece uma condição especial de preço para a inspeção periódica de todos os pontos de ancoragem que ela seja a fornecedora, o que é mais um motivo para escolher a IESAB Engenharia de Elevação no fornecimento de pontos de ancoragem.

Processo de fornecimento de ponto de ancoragem

Na IESAB engenharia de elevação, a instalação de um sistema de pontos de ancoragem passa pelas seguintes fases:

  1. Levantamento de campo: A condição do local de instalação é avaliada em uma visita técnica;
  2. Cálculo dos pontos de ancoragem: nessa etapa é feito o projeto do sistema de ancoragem com o memorial de cálculo e desenho de layout;
  3. Mobilização para a instalação: todos os equipamentos e insumos da instalação são transportados para o local de instalação.
  4. Instalação dos pontos de ancoragem: Os pontos de ancoragem são instalados;
  5. Teste de carga dos pontos de ancoragem: Cada ponto de ancoragem é testado e validado. Pontos de ancoragem que não são aprovados no teste são descartados e um novo ponto é instalado.
  6. Laudo de instalação: É emitido um laudo com o registro do resultado dos testes e com o certificado de garantia dos pontos de ancoragem;
  7. ART: É emitida uma Anotação de Responsabilidade Técnica dos pontos de ancoragem fornecidos.

É importante observar que, caso a edificação não tenha resistência necessária para a instalação, podem ser solicitadas adequações na edificação para permitir a instalação do ponto de ancoragem.

Para as instalações de ponto de ancoragem realizadas em local descoberto, o trabalho é interrompido em caso de chuva ou de previsão de chuva. Para garantia de segurança, trabalhos em altura são realizados somente em dias de sol.

Identificação do ponto de ancoragem

No caso da ancoragem estrutural, cada ponto de ancoragem necessita de uma marcação realizada pela empresa responsável pela instalação.

No caso da IESAB Engenharia de Elevação, cada ponto de ancoragem fornecido possui um lacre com uma tag. Por meio dessa tag, é possível identificar informações do ponto de ancoragem como:

    • Data de instalação;
    • Prazo de garantia;
    • Tipo de fixação;
    • Número do lote;
    • Data da próxima inspeção;
    • Carga máxima admissível;
    • Engenheiro responsável;
    • ART do ponto de ancoragem;
    • Resultado do teste de carga.

Qual a legislação aplicável a um ponto de ancoragem?

Para que um ponto de ancoragem possa estar regular, ele deve estar em acordo a:

    • NR 18 – Condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção;
    • NR 35 – Trabalho em altura.

A NR 35 estabelece os requisitos e medidas de proteção para o trabalho em altura, desde a organização à execução. Já a NR 18 padroniza os procedimentos administrativos visando a implementação de medidas preventivas.

Por exemplo, a NR 35 estabelece que, em edifícios com no mínimo doze metros de altura, quatro pavimentos ou trabalhos realizados em alturas a partir de dois metros de altura, o uso de pontos de ancoragem são obrigatórios.

O que é ancoragem NR 35?

No Anexo II da NR 35, o sistema de ancoragem é definido como um “conjunto de componentes que incorpora um ou mais pontos de ancoragem, aos quais podem ser conectados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) contra quedas, diretamente ou por meio de outro componente”.

Nesse ponto, é apresentado uma série de requisitos para o ponto de ancoragem.

Ancoragem NR 35 é apenas uma expressão que se popularizou para designar os pontos de ancoragem que estão em acordo com a NR 35. De certa forma, a expressão é um pleonasmo (assim como subir para cima), porque, de acordo com a legislação, todo sistema de ancoragem deve atender aos requisitos da NR 35.

Quem pode fazer ponto de ancoragem?

Tanto o projeto de ancoragem, a emissão da ART do ponto de ancoragem e a instalação do ponto de ancoragem só podem ser realizadas por profissionais habilitados conforme a legislação brasileira.

O profissional habilitado para o projeto de ancoragem e a emissão da ART do ponto de ancoragem é o engenheiro mecânico devidamente registrado junto ao CREA. Esse é o profissional que possui domínio das técnicas físicas e matemáticas para garantir a adequada especificação técnica do ponto de ancoragem.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o processo de emissão de ARTs, clique aqui.

O profissional habilitado para a instalação do ponto de ancoragem é o alpinista devidamente certificado Irata. Esse é o profissional treinado para acessar locais em altura antes da existência de um ponto de ancoragem, e que tem o conhecimento técnico para operar os equipamentos de instalação de um ponto de ancoragem, além de conhecer os procedimentos de segurança para que não ocorram acidentes durante a instalação.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o processo de certificação de alpinistas, clique aqui.

Alpinista instalador de ponto de ancoragem
Alpinista instalador de ponto de ancoragem

Preço de instalação de ponto de ancoragem

Para informações sobre preço e prazo de instalação de ponto de ancoragem, é preciso entrar em contato com uma empresa especializada em engenharia de elevação para obter uma cotação conforme o seu caso.

Cada tipo de instalação e cada tipo de edificação possuem preços e prazos que variam.

Para obter uma cotação de instalação de ponto de ancoragem da IESAB Engenharia de Elevação, acesse aqui ou preencher o formulário abaixo.


Formulário de cotação de ponto de ancoragem

Para receber um orçamento de instalação de pontos de ancoragem, preencha o formulário abaixo.